Jornada «Património e Intermunicipalidade» promove partilha entre projetos exemplares

O Parque das Serras do Porto promoveu, no dia 3 de maio, a jornada de trabalho «PATRIMÓNIO E INTERMUNICIPALIDADE – projetos de iniciativa local realizados ao nível intermunicipal», destinada às equipas municipais e de consultoria que têm estado mais diretamente envolvidas na criação e gestão desta paisagem protegida regional. Incluiu um programa de comunicações, que tiveram lugar na Escola Profissional de Gondomar, visita ao terreno, passando pelos três municípios envolvidos, e sessão de conclusões no Museu Municipal de Valongo.
Nesta iniciativa foram abordados dois projetos de sucesso em conservação e valorização do património, implementados também ao nível intermunicipal: Aldeias do Xisto e Rota do Românico, permitindo uma troca de experiências enriquecedora para todos. Foi um momento de partilha extremamente interessante e motivador e estamos gratos aos oradores pela generosidade com que acolheram o nosso convite.
“Estamos numa caminhada fantástica com vista a criar uma autêntica infraestrutura verde, tipo pulmão metropolitano, investimento em primeiro lugar no conhecimento do território e na partilha de conhecimento com outras experiências em Portugal, e por isso estamos a construir um Plano de Gestão para o futuro com o envolvimento de todas as comunidades ligadas a estas serras”, salientou José Manuel Ribeiro, Presidente do Conselho Executivo da Associação de Municípios Parque das Serras do Porto. “Só daqui a 10 ou 15 anos se irá perceber o impacto e a importância deste passo dado em 2014 pelos autarcas de Valongo, de Paredes e de Gondomar, que tiveram um ato de grande Visão e Generosidade. Perceberam que a escala é decisiva e por isso batizaram este território como Serras do Porto”, disse.