Projeto financiado pelo Fundo Ambiental já em curso

Está em curso o primeiro projeto financiado da Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, intitulado “Charnecas das Serras do Porto: conhecer, capacitar, conservar”, dedicado muito especificamente à problemática de espécies invasoras como as háqueas e as acácias.

O investimento neste projeto ascende a perto de cem mil euros, sendo financiado a 95% pelo Fundo Ambiental. Permitirá a caracterização pormenorizada das áreas de habitats de charnecas existentes em território Rede Natura, formação com especialistas em plantas invasoras, intervenções de gestão ativa com controlo de háquea e acácias, ações com voluntários e grupos escolares, entre outras iniciativas de divulgação e sensibilização.

De referir que o local escolhido para a cerimónia nacional de assinatura dos contratos de financiamento deste aviso do Fundo Ambiental foi o Parque das Serras do Porto, tendo decorrido no dia 19 de setembro na Senhora do Salto, com a presença do Senhor Ministro do Ambiente, Eng.º João Matos Fernandes, e a Senhora Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Dr.ª Célia Ramos.