Documentário espanhol sobre mineração romana aborda complexos auríferos das Serras do Porto

O canal espanhol La 2, da TVE, está a emitir uma série documental sobre ‘Engenharia Romana’, de elevada qualidade e que inclui um episódio dedicado inteiramente à ‘Mineração’.
Esta série é apresentada por um conhecido engenheiro, geógrafo e historiador espanhol, Isaac Moreno, e conta com roteiro e direção de José Antonio Muñiz, da Digivision.
O episódio sobre a Mineração leva-nos numa viagem pelos mais surpreendentes locais de exploração mineira de Portugal e Espanha, sendo que no nosso país são abordados os complexos auríferos de Tresminas e Valongo.
No Fojo das Pombas e do Alto do Castelo vemos imagens impressionantes que, quando interpretadas, evidenciam o quão extraordinário foi o trabalho de exploração mineira romana no nosso território, tanto de ouro livre como no subsolo.
As filmagens, mas também as animações e imagens digitais, ajudam-nos a perceber as avançadas técnicas de engenharia aplicadas pelos Romanos nas várias fases do processo, num documentário muito interessante quer para o público em geral quer como recurso educativo.
A TVE disponibiliza este episódio online, na secção ‘A La Carta’. Não deixe de ver: https://www.rtve.es/…/ingenieria-romana/mineria/5774118/.
E como vai ficar com vontade de saber mais, aconselhamos a consulta dos Estudos Prévios do Plano de Gestão do Parque das Serras do Porto e o visionamento de outros vídeos sobre o tema, disponíveis em http://serrasdoporto.pt/biblioteca-galeria/.
[fotografia em www.rtve.es]