Assinado protocolo de cooperação com a Navigator

A Navigator Forest Portugal, S.A. é um parceiro incontornável na gestão da Paisagem Protegida Regional Parque das Serras do Porto, o que fomentou a formalização de um protocolo de colaboração que visa promover ações conjuntas e em articulação tendo como foco prioritário a defesa contra incêndios.

A assinatura deste protocolo foi motivada pela organização do Fórum de Sustentabilidade da Navigator a 5 de novembro. Inicialmente previsto para decorrer em Valongo, teve necessariamente de migrar para o formato digital devido à pandemia, mas manteve-se como um evento muito interessante e profícuo de partilha e debate.

No dia 27 de julho, tivemos oportunidade de circular pelo território para abordar no terreno algumas das medidas de salvaguarda que estão a ser implementadas pela Navigator nas rearborizações de eucalipto, nomeadamente em faixas de gestão de combustível, quer primária quer secundárias, assim como nas áreas que têm afetas à conservação, incluindo parcelas com espécies nativas e parcelas com Pinus radiata, que estão a ser alvo de intervenções de gestão ativa.

No final da tarde, decorreu então na Sede do Parque das Serras do Porto a assinatura do protocolo de colaboração, cujo conteúdo pode consultar aqui.