Trilhos Equestres de Valongo
De forma a enriquecer a oferta no que respeita ao desporto outdoor, a Câmara Municipal de Valongo tem disponível mais uma infraestrutura, intitulada «Trilhos Equestres de Valongo».
O Centro Hípico de Valongo, instalado em Campo, serve de local de apoio aos Trilhos Equestres de Valongo, que contam com 3 percursos distintos, envolvendo uma grande área da Serra de Pias.
O percurso 1 é ideal para situações de iniciação ao hipismo, promovendo um passeio de curta duração, em caminho amplo e sem inclinações significativas.
O percurso 2 permite um passeio de curta/média duração, acessível à maioria dos aficionados. Desenvolve-se em piso de terra, ideal para a progressão equestre, recomendando-se pausas para descanso. Ao longo deste percurso pode-se contemplar a paisagem e contactar de perto com a natureza.
O percurso 3 é recomendado para praticantes com alguma experiência e robustez física. Para percorrer o trilho serão necessárias 2 a 3 horas, proporcionando no seu ponto mais alto uma vista magnífica da cidade do Porto. Na proximidade do rio Ferreira, encontra-se zonas ideais para os cavalos se refrescarem.
No Centro Hípico de Valongo, instalação de apoio aos Trilhos Equestres, encontramos várias valências para um bom acolhimento de cavalos e cavaleiros.
Desdobrável Trilhos Equestres de Valongo
Mais informações em https://www.cm-valongo.pt/pages/742
Notas importantes:
> Seguir sempre pelos caminhos e trilhos sinalizados, não nos afastando das marcações existentes ao longo dos percursos, por razões de segurança, devido à ocorrência no território de antigas cavidades mineiras, como fojos e respiros, eventualmente camufladas pela vegetação.
> Antes de efetuar um percurso, informe-se sobre o Índice de Risco de Incêndio (www.ipma.pt/riscoincendio) e o Calendário Venatório das Zonas de Caça (www.icnf.pt/caca/calendariovenatorio), dado que podem implicar cuidados acrescidos ou mesmo condicionar a circulação.