View Post

Assinado protocolo de cooperação com a Navigator

A Navigator Forest Portugal, S.A. é um parceiro incontornável na gestão da Paisagem Protegida Regional Parque das Serras do Porto, o que fomentou a formalização de um protocolo de colaboração que visa promover ações conjuntas e em articulação tendo como foco prioritário a defesa contra incêndios. A assinatura deste protocolo foi motivada pela organização do Fórum de Sustentabilidade da Navigator …

View Post

Ciência Viva no Verão em Rede com o MHNC-UP

No âmbito da parceria entre o Parque das Serras do Porto e o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto/Galeria da Biodiversidade, têm lugar no nosso território 10 atividades no âmbito do programa nacional ‘Ciência Viva no Verão em Rede’, entre julho e setembro, dedicadas aos mais variados temas e sempre com o acompanhamento de especialistas, …

View Post

Inseto aliado contra a acácia-de-espigas libertado em Sobreira

O controlo de plantas invasoras exige um conhecimento aprofundado das espécies em causa e das melhores metodologias de intervenção. A acácia-de-espigas é das espécies invasoras que causam mais impactes negativos no litoral, encontrando-se já alguns núcleos no nosso território. No dia 30 de junho, a Escola Básica e Secundária de Sobreira, Paredes, acolheu uma experiência piloto, colaborando na aplicação de …

View Post

Livro celebra 5 anos de Associação de Municípios

A Associação de Municípios Parque das Serras do Porto celebrou em abril 5 anos de atividade, tendo tomado a iniciativa de editar um livro comemorativo deste aniversário. Neste álbum de memórias, viajamos pelos primeiros 5 anos da Associação de Municípios, entre 18 de abril de 2016 e final de abril de 2021, recordando os momentos mais marcantes deste projeto tão …

View Post

Porque estamos a cortar acácias, háqueas e outras?

Decorrente de uma candidatura aprovada pelo PO SEUR, está a ser implementado o projeto «Gestão ativa de áreas ocupadas com plantas invasoras no Parque das Serras do Porto», que abrange cerca de 157 hectares, onde encontramos espécies exóticas invasoras como as acácias (austrálias, mimosas), as háqueas, a erva-das-pampas. a robínia, o ailanto, entre outras.Estas plantas estão listadas em legislação nacional …