A Associação de Municípios Parque das Serras do Porto procura reunir recursos que contribuam para o estudo, a conservação, a valorização e o usufruto sustentável do território, nomeadamente através de candidaturas a financiamento.
Nesta secção, apresentam-se sucintamente os projetos da iniciativa da Associação de Município alvo de financiamento, já implementados ou em curso no Parque das Serras do Porto.

Gestão ativa de áreas ocupadas com espécies invasoras no Parque das Serras do Porto, financiado pelo PO SEUR

Foi aprovado o projeto candidatado ao PO SEUR – Aviso “Prevenção, controlo e erradicação de espécies invasoras”, na tipologia de proteção da biodiversidade e dos ecossistemas, que prevê intervenções de controlo de plantas invasoras em cerca de 160 hectares do território do Parque das Serras do Porto.

O projeto prevê um custo total de investimento de cerca de 390 mil euros e um período de implementação de perto de dois anos.
A contribuição do Fundo de Coesão é de 316.310,76€.

Link para a Ficha do Projeto.

Charnecas das Serras do Porto, financiado pelo Fundo Ambiental



O projeto «Charnecas das Serras do Porto - conhecer, capacitar, conservar», financiado em 2018 pelo Fundo Ambiental, incidiu no Sítio de Importância Comunitária “Valongo” e contribuiu para a conservação de espécies de flora e fauna protegidas, características do Habitat 4030 – Charnecas secas europeias, Habitat 4020 – Charnecas húmidas (matos higrófilos) e Habitat 91E0 – Florestas aluviais de amieiro e freixo.

Contemplou várias iniciativas complementares, nomeadamente:
>> caracterização pormenorizada das áreas de charnecas, em mais de 190 hectares, permitindo aumentar o conhecimento sobre o seu estado de conservação e o impacte das plantas invasoras;
>> gestão ativa de áreas piloto de charnecas e de margens de linhas de água, num total de 16 hectares, através do controlo de plantas invasoras como háqueas e acácias;
>> divulgação, sensibilização e capacitação de profissionais, estudantes e população em geral.

Mantém-se em itinerância pelas escolas e espaços municipais uma exposição sobre os tipos de habitat do Parque das Serras do Porto, com destaque para as charnecas e as ameaças à conservação, nomeadamente a expansão das plantas invasoras.

Espreite o vídeo de sensibilização, inspire-se nos nossos jovens e parta à descoberta!